segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Banho

,


Segue um pouco de história sobre o banho, fonte: wikipedia.

O Banho é a imersão total ou parcial de um corpo num líquido, usualmente água ou uma solução aquosa. É geralmente praticado para higiene pessoal, mas através dos tempos serviu também como ritual de purificação religiosa, tratamento de saúde, convívio social ou celebração.

História:



O costume do banho começou com o trazer para dentro das habitações humanas o prazer de nadar em um rio ou lago. Utilizando-se de uma banheira abastecida com água normal ou aquecida, tornou-se um preceito de higiene comum.
Os romanos foram o povo da antiguidade que mais se importaram com transformar o banho num evento, construindo termas públicas onde qualquer cidadão poderia desfrutar dos prazeres do banho.
Os povos do oriente, principalmente os japoneses, fazem do banho um ritual coletivo de higiene e convívio.
Na cultura ocidental, o banho rotineiro foi um costume reintroduzido no século XIX, na Europa, principalmente pela maior facilidade de aquecer água, e novas termas, agora chamadas de balneários ou estação de águas foram criadas em localidades como Caldas da Rainha. Com a ascensão burguesa, locais apropriados para o banho foram introduzidos nas casas.
No Brasil, muitos povos indígenas já tinham o hábito de tomar banho diariamente. Esse é um hábito presente até hoje no Brasil, e é considerado uma das heranças culturais dos povos indígenas.
Além do banho no chuveiro, existem outros tipos de banhos, como o banho para a diversão, por exemplo, o banho na piscina, que as crianças, adultos e até idosos praticam esse tipo de diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Volte sempre!!!